Para que possam entender, a ilustração abaixo foi numerada com as etapas percorridas por nós. Deu um baita trabalho, mas compensou. A peça ficou linda e a sensação de construir mais um produto 100% sustentável, somente com madeira reutilizada, é muito gratificante!
Bom, então vamos lá! Primeiro a foto para vocês observarem as etapas...
2 - Depois das peças lixadas e cortadas, foi feito um estudo da montagem da peça inteira seguindo o projeto inicialmente definido na criação. Após o estudo, as tábuas começaram a receber a pintura com verniz.
3 - Construção da caixa superior para o sistema de iluminação: para produzirmos essa caixa, utilizamos algumas vigas de peroba rosa que encontramos (vejam vocês), abandonadas em uma caçamba. As peças foram lixadas e cortadas nas dimensões do painel para comporem a peça de maneira uniforme, sem sobras nas laterias. Além disso, a peroba rosa é uma madeira incrível e deu muito mais sofisticação à peça. Depois da caixa montada, envernizamos no mesmo tom do restante do painel e demos acabamento especial com cera de carnaúba, que nesse tipo de madeira cria um efeito fantástico!
4 - Na sequência veio a instalação dos "spots" de lâmpadas dicróica que compõem o sistema de iluminação. Furamos a caixa nos pontos determinados, respeitando o layout do projeto, afim de obter o melhor aproveitamento para o sistema. Foram utilizadas quatro lâmpadas para essa peça.
5 - Próxima etapa: montagem da estrutura do painel.
Pensem num trabalhão... pois é, a partir daí a coisa começou a ficar complicada, mas desafio é o que nos move! Rs. Precisávamos ter a certeza que a peça seria montada de maneria totalmente uniforme e sólida. Que nenhuma peça ficaria desalinhada e para conseguir esse resultado a equipe deu o sangue, literalmente! A estrutura foi composta por duas vigas de madeira horizontais e quatro vigas verticais. Ah, um detalhe... vigam feitas também com madeira reutilizada!
6 - Com a estrutura montada pudemos começar a compor nosso quebra-cabeça de madeira, encontrando para cada peça colocada a que melhor se encaixava na outra. Tem que dar um crédito porque estamos falando de madeira reutilizada, então algumas pequenas e quase imperceptíveis diferenças na madeira existem. Nossa missão foi descobrir o par perfeito de cada tábua afim de suavizar e corrigir essas leves irregularidades. Ufa, conseguimos!
7 - Por fim, a colocação da caixa com o sistema de iluminação. Depois de subir todos os níveis do painel feito com paletes, chegou o momento de instalar no topo da peça, a caixa com as lâmpadas. Esse sistema de iluminação direciona a luz para baixo e é acionado diretamente no painel, podendo ser substituído por um sistema independente futuramente. A caixa, que foi feita com as medidas idênticas as do painel, foi fixada de forma a não deixar nenhuma sobra nas laterais. Ficou perfeita!
Peça pronta, montada, vieram os acabamentos finais. Mais uma mãozinha de verniz, de cera para dar aquele brilho final e pronto, missão cumprida! Dá vontade de levar pra casa! Rs
E aí, gostaram do resultado final? Queremos saber a opinião de vocês. Comentem o que acharam do painel!
Abraços e até o próximo post com mais dicas, novidades e produtos Meu Caixote!